Dos 43 casos inicialmente identificados, 35 foram confirmados, enquanto outros casos ainda estão em análise. Russell também disse que a doença é semelhante à Creutzfeldt-Jakob, uma doença neurológica fatal causada por partículas de proteína.
Os pesquisadores ainda não sabem se esta nova doença é uma variante de Creutzfeldt-Jakob ou se é uma doença neurológica completamente nova. Os casos registrados estão divididos em dois pontos: a Península de Arcádia e a área de Moncton. Os casos foram identificados em diferentes faixas etárias.
“Ainda não conseguimos encontrar um agente causal, exceto que tudo o que analisamos até agora sugere que se trata de uma exposição ambiental de algum tipo que é adquirida por meio de alimentos, água, ar, atividades profissionais ou de lazer", segundo Alier Marrero, neurologista do Dumont University Hospital Center em Moncton, que está investigando o caso, em entrevista ao site Medscape Medical News. A ligação entre a doença e toxinas ambientais também é investigada, de acordo com a CBC .
Os pesquisadores analisaram a probabilidade de o primeiro caso da doença ser registrado em 2015 e se os outros 11 casos em 2019 também estão relacionados à doença descoberta no Canadá.
Tags
Canadá