No domingo, 11 de agosto de 2024, vão acontecer as eleições da Assembleia Estadual do Comitê Nacional de Arte Brasileira, com o objetivo de eleger 116 membros para a assembleia. A Diretoria Eleitoral do Comitê Nacional de Arte Brasileira (CNAB) divulgou a data das eleições, e o diretor eleitoral Gito Sales convocou os associados para participarem do processo eleitoral.
A disputa conta com três coalizões principais. A Aliança Cultural Brasileira (ACB) é liderada pelo atual presidente do Comitê, o jornalista Arlyson Gomes. O Movimento Arte e Cultura (MAC) é liderado pela professora e instrumentista Heloisa Ferreira. O Movimento dos Artistas Socialistas (MAS) é liderado pelo cantor e compositor Leonardo Martins.
Os membros da assembleia serão eleitos através de um sistema de votação por estados. As coalizões devem apresentar um candidato nos estados com um assento, dois candidatos nos estados com dois assentos, e três candidatos nos estados com três assentos, seguindo o princípio de representação proporcional.
Esta eleição é um evento significativo para o cenário artístico brasileiro, refletindo as diversas vozes e perspectivas dentro do campo cultural do país.